Semana de Ação Mundial 2017: Não vamos inventar a roda

27 de março de 2017 Ouvir o texto

Desde 2003, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação coordena e promove, anualmente, a Semana de Ação Mundial – SAM no Brasil, tendo mobilizado, neste período, cerca de 1,2 milhão de pessoas. Este ano, a iniciativa, que acontecerá entre os dias 4 e 11 de junho em todo o território nacional, vai enfocar o tema “Pelo Plano Nacional de Educação (PNE) rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, a partir do mote “Não vamos inventar a roda”.

Segundo a coordenadora do evento em 2017, Maria Rehder, “a SAM brasileira está dedicada ao monitoramento do terceiro ano de implementação do PNE”. Para dar ainda maior ênfase ao tema e marcar um momento de reflexão e balanço, a Semana precederá o aniversário do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), sancionado em 25 de junho de 2014. O evento também reforça os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com destaque para “educação, igualdade de gênero e fortalecimento das instâncias democráticas de participação”

A intenção da SAM é pressionar líderes e políticos para que cumpram os tratados e leis que garantem aos brasileiros educação pública de qualidade, equitativa, inclusiva e laica. “A SAM garantirá um olhar nacional qualificado e crítico para esse debate, reforçando a necessidade da implementação plena dos marcos legais já existentes para o cumprimento do direito à educação e da necessidade de um chamamento nacional por nenhum retrocesso”, explica Rehder em convocação à sociedade civil.

A iniciativa conta com a participação popular para amplificar o debate, entre outras atividades, em defesa da educação. Para isto, desenvolveu uma série de materiais que podem ser solicitados para envio pelo correio diretamente no site da Semana.

Semana de Ação Mundial 2017
Quando: 4 a 11 de junho
Onde: Território nacional
Solicitação de materiais: Até 25 de abril, no site da SAM
Outras informações: sam@campanhaeducacao.org.br

Vem aí a Virada Educação 2018!

Matéria 19/09/2018

Nos dias 21 e 22 de setembro, a região da Praça da República vai receber a Virada Educação2018. A iniciativa, apoiada pela Fundação SM desde 2014, propõe a apropriação do território, a troca de saberes e a celebração da educação.

Graciela Montes é a vencedora do XIV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 14/09/2018

Cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá no dia 27 de novembro, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Portas abertas para a inclusão

Matéria 14/09/2018

UNICEF, Instituto Rodrigo Mendes e Fundação FC Barcelona lançam curso a distância sobre inclusão escolar

Professor, a sociedade pode ajudá-lo em algo?

Artigo 10/09/2018

Projeto Quero na Escola Especial Professor convida educador a pedir a colaboração de pessoas que promovam atividades dentro das escolas

Vem aí o 4º Seminário Internacional de Educação Integral – Siei

Matéria 16/08/2018

4º Siei – Seminário Internacional de Educação Integral acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, no Sesc 24 de maio, em São Paulo.