Secretaria Municipal de Educação de Manaus promove III Seminário de Educação Integral e Encontros Formativos

24 de maio de 2018 Ouvir o texto

Até o dia 25 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus realiza o III Seminário de Educação Integral e osEncontros Formativos, com a colaboração do Namei – Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral, da Fundação SM.

A iniciativa, que tem como foco a relação entre currículo e educação integral como parte de um conjunto de ações vinculadas ao processo de consolidação das políticas de Educação Integral da Rede Pública Municipal de Manaus, reúne gestores e educadores. Segundo a Secretaria, o objetivo dos encontros é fomentar espaços de diálogo, discussão e reflexão sobre concepções e práticas de educação integral, por meio da partilha de ideias e experiências entre os diferentes agentes interessados em alternativas educativas que contribuam para a formação integral do ser humano. “Estamos aprofundando o conhecimento naquilo que virou a nossa opção, que começou com um projeto piloto e agora já tem a cara da Educação Básica em Manaus, respeitando e cumprindo a Base Nacional Comum Curricular e mostrando para o Brasil uma educação de verdade”, destaca a secretaria municipal de Educação, Kátia Schweickardt, em pronunciamento oficial.

Entre os temas abordados nos eventos estão “a educação integral como pressuposto central para a Base Nacional Comum Curricular”; “a socialização de práticas em educação integral e tempo integral”; “articulações entre a educação integral e a BNCC: desafios e proposituras para a configuração de uma outra cultura escolar”; “a educação na realidade amazônica”; e “currículo e educação integral” .

A Fundação SMvem colaborando com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus para potencializar a formação dos educadores e fortalecer os projetos e experiências das escolas de educação integral da rede municipal de ensino. “Acompanhamos e colaboramos com a implementação da educação integral na rede pública de ensino de Manaus desde 2016. É uma alegria constatar o processo positivo de transformação da rede, que direciona cada vez mais esforços para a formação integral de seus estudantes”, afirma Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM.

A partir deste ano, a parceria passa a integrar o NAMEI – Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral,programa criado pela Fundação SM com o intuito de contribuir com a formação de gestores e professores para a implementação de programas de Educação Integral nos municípios brasileiros.

*Crédito imagens: Osmar Santos

Sigamos o brilho das estrelas! Que venha 2019!

Matéria 13/12/2018

A Fundação SM deseja um novo ano repleto de solidariedade, criatividade e esperança na busca por uma educação de qualidade para todos.

Inscrições abertas para o Catálogo Ibero-América Ilustra 2019

Matéria 13/12/2018

Convocatória receberá inscrições até o dia 26 de abril

3º Prêmio Territórios tem prazo de inscrição prorrogado