Programa Myra vence 3º Prêmio IPL – Retratos da Leitura

11 de dezembro de 2018 Ouvir o texto

É com imensa alegria que compartilhamos com todos a conquista do Programa Myrado Prêmio IPL – Retratos da Leitura, na categoria Cadeia Produtiva. A cerimônia de premiação aconteceu ontem (10 de dezembro), na Unibes Cultural, e contou com a presença de profissionais do universo do livro e da literatura. A Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, recebeu o troféu em nome da equipe da Fundação SM, da SM Educaçãoe de todos os envolvidos no Programa.

“É muito emblemático receber o Prêmio IPL – Retratos da Leiturano dia em que se comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo em vista que o Programa Myraparte do pressuposto de que a leitura é um direito que deve ser assegurado a todos, para que promova, como diz a própria Declaração sobre o acesso à educação, ‘o pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais’. Acreditamos na leitura como um instrumento para uma aprendizagem de si e do mundo, para o exercício da democracia e da cidadania. Saber ler significa ir à vida com mais segurança, ancorado intelectual e afetivamente para encontrar um lugar próprio no mundo,”, afirma Pilar Lacerda.

Promovido pelo  Instituto Pró-Livro – IPL, o Prêmio IPL – Retratos da Leitura pretende  “valorizar, qualificar, mapear e difundir ações exitosas de fomento à leitura e de difusão e acesso ao livro, promovidas por organizações da sociedade civil (OSCs), mídias, empresas da cadeia produtiva do livro e bibliotecas”. A iniciativa conta com o patrocínio das entidades do livro  ABRELIVROSCBL e SNEL (fundadoras e mantenedoras do IPL).

Desenvolvido pela Fundação SM, com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, o programa Myra, que iniciou suas atividades em 2016, com o objetivo de apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade.

Em 2018, o Myra contou com a parceria do Itaú Social ereuniu quatro escolas de São Paulo – EMEF Cel Ary Gomes, EMEF Cacilda Becker, EMEF Desembargador Amorim Limae EE Alfredo Paulino–, 65 voluntários e 63 estudantes.

Gostaríamos de agradecer a participação e dedicação de todos os envolvidos com o Programa, especialmente aos voluntários, escolas, famílias e crianças.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui: http://programamyra.org

Sigamos o brilho das estrelas! Que venha 2019!

Matéria 13/12/2018

A Fundação SM deseja um novo ano repleto de solidariedade, criatividade e esperança na busca por uma educação de qualidade para todos.

Inscrições abertas para o Catálogo Ibero-América Ilustra 2019

Matéria 13/12/2018

Convocatória receberá inscrições até o dia 26 de abril

3º Prêmio Territórios tem prazo de inscrição prorrogado