Programa Myra abre inscrições para voluntários de São Paulo

1 de março de 2018 Ouvir o texto

Já pensou em doar um pouquinho do seu tempo para melhorar a qualidade da Educação? O Programa Myra está com inscrições abertas para voluntários que tenham interesse em ler com uma criança no ambiente escolar.

Uma iniciativa da Fundação SM, com apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, o Myra é um programa de fomento à leitura que visa apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantes de escolas públicas brasileiras. Na prática, o projeto promove encontros semanais, com uma hora de duração, em que um voluntário-tutor e uma criança realizam atividades em torno da leitura.

O Programa, que iniciou suas atividades em 2016, com duas escolas e voluntários do corpo de funcionários da SM, inaugura uma nova etapa. Em 2018, quatro escolas vão implementar o Myra, com o apoio de uma ampla rede de voluntários do município de São Paulo, incluindo estudantes do ensino médio e universitários.

“A ampliação do Programa Myra para novas escolas e voluntários permitirá que um número maior de crianças se aproxime da leitura, estabelecendo uma relação positiva, de afetividade. Com isso, estamos atuando para o desenvolvimento integral de meninos e meninas, juntos com voluntários, escolas, educadores e famílias. Gostar de ler causa sempre um impacto positivo sobre a aprendizagem e o desempenho escolar dos estudantes”, Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM.

Para ser um voluntário Myra é preciso saber ler em português, ter disponibilidade e vontade de acompanhar a evolução escolar de uma criança. O processo de inscrição é gratuito, rápido e online. Recomendamos que antes de preencher a ficha de inscrição, o interessado leia o texto “O que é preciso para ser um voluntário Myra”.

Sobre o Myra

Inspirado no projeto catalão Lecxit, da Fundação Jaume Bofill, o Programa pretende contribuir para melhorar cada vez mais a compreensão e o desempenho leitor de estudantes, de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais contruídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura.

De origem Tupi, myra remete aos vocábulos gente, pessoas, grupo, e concentra valores fundamentais para o programa, como integração, coletividade, relações, desenvolvimento e horizontes.

Venha fazer parte da nossa rede de #VOLUNTÁRIOS pela leitura!

#MYRAJUNTOSPELA LEITURA

Inscrições de Voluntários do Programa Myra 2018

Data: até 16 de março de 2018

Informações: programamyra/material/voluntario

Ficha de inscrição: http://programamyra.org/gestao/inscricao

Edital mapeia práticas pedagógicas para a Educação Integral nas infâncias

Matéria 25/05/2018

Período de inscrição de práticas vai até o dia 30 de junho.

Secretaria Municipal de Educação de Manaus promove III Seminário de Educação Integral e Encontros Formativos

Matéria 24/05/2018

Evento conta com a colaboração do Namei – Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral, da Fundação SM

Últimos dias de inscrição no 9º Catálogo Ibero-América Ilustra