Programa Myra abre inscrições para voluntários de São Paulo

1 de março de 2018 Ouvir o texto

Já pensou em doar um pouquinho do seu tempo para melhorar a qualidade da Educação? O Programa Myra está com inscrições abertas para voluntários que tenham interesse em ler com uma criança no ambiente escolar.

Uma iniciativa da Fundação SM, com apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, o Myra é um programa de fomento à leitura que visa apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantes de escolas públicas brasileiras. Na prática, o projeto promove encontros semanais, com uma hora de duração, em que um voluntário-tutor e uma criança realizam atividades em torno da leitura.

O Programa, que iniciou suas atividades em 2016, com duas escolas e voluntários do corpo de funcionários da SM, inaugura uma nova etapa. Em 2018, quatro escolas vão implementar o Myra, com o apoio de uma ampla rede de voluntários do município de São Paulo, incluindo estudantes do ensino médio e universitários.

“A ampliação do Programa Myra para novas escolas e voluntários permitirá que um número maior de crianças se aproxime da leitura, estabelecendo uma relação positiva, de afetividade. Com isso, estamos atuando para o desenvolvimento integral de meninos e meninas, juntos com voluntários, escolas, educadores e famílias. Gostar de ler causa sempre um impacto positivo sobre a aprendizagem e o desempenho escolar dos estudantes”, Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM.

Para ser um voluntário Myra é preciso saber ler em português, ter disponibilidade e vontade de acompanhar a evolução escolar de uma criança. O processo de inscrição é gratuito, rápido e online. Recomendamos que antes de preencher a ficha de inscrição, o interessado leia o texto “O que é preciso para ser um voluntário Myra”.

Sobre o Myra

Inspirado no projeto catalão Lecxit, da Fundação Jaume Bofill, o Programa pretende contribuir para melhorar cada vez mais a compreensão e o desempenho leitor de estudantes, de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais contruídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura.

De origem Tupi, myra remete aos vocábulos gente, pessoas, grupo, e concentra valores fundamentais para o programa, como integração, coletividade, relações, desenvolvimento e horizontes.

Venha fazer parte da nossa rede de #VOLUNTÁRIOS pela leitura!

#MYRAJUNTOSPELA LEITURA

Inscrições de Voluntários do Programa Myra 2018

Data: até 16 de março de 2018

Informações: programamyra/material/voluntario

Ficha de inscrição: http://programamyra.org/gestao/inscricao

Prêmio Territórios celebra projetos que conectam escola, cultura e cidade

Matéria 23/10/2018

Premiação recebe inscrições até 10 de dezembro

Vem aí a Virada Educação 2018!

Matéria 19/09/2018

Nos dias 21 e 22 de setembro, a região da Praça da República vai receber a Virada Educação2018. A iniciativa, apoiada pela Fundação SM desde 2014, propõe a apropriação do território, a troca de saberes e a celebração da educação.

Graciela Montes é a vencedora do XIV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 14/09/2018

Cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá no dia 27 de novembro, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Portas abertas para a inclusão

Matéria 14/09/2018

UNICEF, Instituto Rodrigo Mendes e Fundação FC Barcelona lançam curso a distância sobre inclusão escolar

Professor, a sociedade pode ajudá-lo em algo?

Artigo 10/09/2018

Projeto Quero na Escola Especial Professor convida educador a pedir a colaboração de pessoas que promovam atividades dentro das escolas