Prêmio Barco a Vapor já tem um vencedor!

4 de julho de 2017 Ouvir o texto

A Fundação SM tem o prazer de anunciar a obra vencedora do 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a Edições SM.

Pela consistência do enredo que, com lirismo e precisão, aborda um tema atual, de extrema relevância — o drama dos refugiados sírios, retratado pelos olhos de uma criança sensível —, e pela metáfora do título, que se desenvolve com sutileza a partir dos bastidores ficcionais de uma história real, o vencedor é: O cometa é um sol que não deu certo, de Tadeu de Melo Sarmento.

O autor pernambucano também contabiliza em seu currículo o II Prêmio Pernambuco de Literatura, concedido a seu romance de estreia, Associação Robert Walser para sósias anônimos.

A seguir, leia um trecho da obra vencedora.

O cometa é um sol que não deu certo

“Os dois vivem em um campo de refugiados e não são as únicas crianças por lá. É um lugar difícil para as criançasficarem e também para os adultos, mas ninguém ali teve escolha.

Emanuel olha para o céu em direção às nuvens (não ao sol, mas às nuvens) e pensa que ninguém nunca tem escolha. Que as pessoas são iguais àquelas nuvenzinhas no céu, empurradas pelo vento sabe-se lá para aonde ou até quando.”

Em sua 13ª edição, o Prêmio Barco a Vapor tem como objetivo estimular a produção literária nacional e aproximar as crianças e os jovens da literatura. Para a  Editora Executiva de Literatura e Informativos da Edições SM, Graziela Ribeiro dos Santos, “além de estimular a criação literária nacional, ao engajar autores, críticos literários, educadores, bibliotecários, editores e tantos outros profissionais do livro e da educação, o Prêmio Barco a Vapor chama a atenção para a importância da literatura na formação das crianças e jovens e faz refletir sobre os caminhos da leitura no país”.

Agradecemos a  participação e parabenizamos os 10 finalistas dessa edição.

Inclusão em curtas animados

Matéria 12/07/2018

Selecionamos animações que abordam a inclusão para ver com os pequenos nas férias

Anuário ibero-americano do livro infantil e juvenil

Artigo 04/07/2018

Anuário publicado pela Fundação SM reúne dados sobre o biênio 2015-2016.

Premiação reconhece o trabalho de professores de licenciatura

Matéria 21/06/2018

Prêmio Professor Rubens Murillo Marques recebe inscrições até o dia 30 de julho

Semana de Ação Mundial 2018 enfoca o PNE

Matéria 04/06/2018

Programação acontece em todo o território nacional até o dia 10 de junho

Edital mapeia práticas pedagógicas para a Educação Integral nas infâncias

Matéria 25/05/2018

Período de inscrição de práticas vai até o dia 30 de junho.