Marina Colasanti vence XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

11 de setembro de 2017 Ouvir o texto

A Fundação SM tem o prazer de anunciar a grande vencedora do XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil: a escritora brasileira  Marina Colasanti.

A escolha por Colasanti levou em consideração sua linguagem poética, elogio à fantasia, domínio do simbólico, releitura dos contos de fada, além da construção de personagens profundos, bem consolidados e portadores de um rico mundo interior. O júri (formado por Anel Pérez Martínez, Selene Tinco Flores, Lorena Rodríguez Barrera, Carlos Tejada Wriedt e João Luís Ceccantini) também destacou a universalidade da obra da autora, “seu trânsito e domínio de diversos gêneros literários”, e sua “trajetória como impulsionadora e defensora dos espaços próprios para a literatura infantil e juvenil ibero-americana, bem como sua  constante contribuição para a formação de leitores”.

Autora de mais de 70 livros, publicados no Brasil e no exterior, Colasanti tem sua obra amplamente reconhecida, tendo sido laureada com o Jabuti, o Grande Prêmio da Crítica da APCA, o Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro e o Prêmio da Biblioteca Nacional.

A cerimônia de entrega do XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil acontecerá no dia 28 de novembro, durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

O Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil foi criado em 2005 pela Fundação SM, com o propósito de reconhecer e valorizar a atuação de excelência de escritores voltados para crianças e jovens da Ibero-América. O concurso também pretende promover a leitura entre crianças e jovens, falantes das línguas portuguesa e espanhola, como ferramenta para o desenvolvimento social de seus países.

A premiação é realizada, anualmente, em parceria com o CERLALC, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a International Board on Books for Young People (IBBY) e a UNESCO; e conta com o apoio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Confira os ovencedores das edições anteriores:

2005: Juan Farias (Espanha)

2006: Gloria Cecilia Díaz (Colômbia)

2007: Montserrat del Amo y Gili (Espanha)

2008: Bartolomeu Campos de Queirós (Brasil)

2009: María Teresa Andruetto (Argentina)

2010: Laura Devetach (Argentina)

2011: Agustín Fernández Paz (Espanha)

2012: Ana Maria Machado (Brasil)

2013: Jordi Sierra i Fabra (Espanha)

2014: Ivar Da Coll (Colômbia)

2015: Antonio Malpica (México)

2016: María Cristina Ramos (Argentina)

3º SIEI aborda desenvolvimento integral e aprendizagem

Matéria 23/11/2017

Seminário Internacional de Educação Integral está com inscrições abertas

Inscrições abertas para o Edital Programa Myra 2018

Matéria 10/11/2017

Processo vai selecionar escolas públicas do município de São Paulo para integrar programa de fomento à leitura da Fundação SM.

Vai começar a Virada Educação em São Paulo!

Matéria 18/10/2017

Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, o Centro de São Paulo vai receber a Virada Educação.

Integração e diálogo com o território

Artigo 05/10/2017

Em artigo recém-publicado no livro "Aprendiz, 20 anos de histórias e reinvenção", a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, fala sobre a experiência viva da educação integral.

Quero na Escola Professor: ainda dá tempo de participar!

Matéria 03/10/2017

Prazo para cadastro de voluntários e pedidos de professores termina no dia 6 de outubro