Inclusão em curtas animados

12 de julho de 2018 Ouvir o texto

“O que é alteridade? É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem”, Frei Beto.

Dentro deste espírito, selecionamos nove animações sobre inclusão, que podem contribuir com a empreitada de ajudar as crianças a construírem um olhar aberto e positivo para o “outro”. Quanto maior o conhecimento e intimidade com o tema, maior a naturalidade, empatia e respeito estabelecidos nas relações.

Cuerdas

Sinopse: Vencedor do Prêmio Goya de 2014, o filme de Pedro Solís conta a história da amizade entre Maria e Nicolás, novo aluno que sofre de paralisia cerebral.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=mGK-MoDqNSQ

Este é o ponto

Sinopse: Com foco na acessibilidade, o curta animado é o resultado do projeto Ciência e arte nas férias, promovido pela Universidade Estadual de Campinas com alunos do Ensino Médio.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=TVEk6jvLVUk

Longe de vista

Sinopse: Produzido por estudantes da National Taiwan University of Arts, o curta narra os desafios de uma menina com deficiência visual que perde seu cão-guia em plena cidade.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=4qCbiCxBd2M

Mary e Max

Sinopse: Vencedor do Annecy Cristal (2009) e do Asia Pacific Screen Awards (2009), o filme de Adam Elliot conta a história da amizade epistolar cultivada por Mary, uma garotinha de 8 anos, extremamente solitária, que mora na Austrália e sofre bullying na escola, e Max Jerry Horowitz, um homem de 44 anos, de Nova York, que é obeso e tem Síndrome de Asperger.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=KPULUwu0Wm8

Por que Heloísa?

Sinopse: Dirigido por Ari Nicolosi e com música assinada por Hélio Ziskind, o curta foi inspirado no livro Por que Heloísa?, de Cristiana Soares. O filme mostra o primeiro dia de aula de uma menina de sete anos que tem paralisia cerebral. Versão em Libras.

Link: https://vimeo.com/62175113

O presente

Sinopse: Baseada na HQ do brasileiro Fábio Coala, com direção de Jacob Frey, a animação premiada conta a história de superação e amizade entre um garoto maníaco por games e um cachorrinho que não tem uma perna.

Link:https://vimeo.com/152985022

Scarlett

Sinopse: Scarlett é um curta sobre uma menina que tem a perna amputada em consequência de um câncer e precisa se adaptar física e emocionalmente a esta nova realidade.

Link:https://www.youtube.com/watch?v=JOWiPx5VRUU

Série Síndrome de Down

Sinopse: A série de animação apresenta o cotidiano da protagonista Punky, uma menina de sete anos com Síndrome de Down.

Link:https://www.youtube.com/watch?v=JUr3oUs25u8

Tamara

Sinopse: Criado pelo House Boat Animation Studio, o curta de animação conta a história de superação e esperança de Tamara, uma menina surda que sonha em ser bailarina.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=B4frsp-rR6c

Vem aí a Virada Educação 2018!

Matéria 19/09/2018

Nos dias 21 e 22 de setembro, a região da Praça da República vai receber a Virada Educação2018. A iniciativa, apoiada pela Fundação SM desde 2014, propõe a apropriação do território, a troca de saberes e a celebração da educação.

Graciela Montes é a vencedora do XIV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 14/09/2018

Cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá no dia 27 de novembro, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Portas abertas para a inclusão

Matéria 14/09/2018

UNICEF, Instituto Rodrigo Mendes e Fundação FC Barcelona lançam curso a distância sobre inclusão escolar

Professor, a sociedade pode ajudá-lo em algo?

Artigo 10/09/2018

Projeto Quero na Escola Especial Professor convida educador a pedir a colaboração de pessoas que promovam atividades dentro das escolas

Vem aí o 4º Seminário Internacional de Educação Integral – Siei

Matéria 16/08/2018

4º Siei – Seminário Internacional de Educação Integral acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, no Sesc 24 de maio, em São Paulo.