Fundação SM lança Observatório da Juventude na Ibero-América

3 de julho de 2017 Ouvir o texto

Caros leitores,

Tenho o prazer de anunciar o lançamento oficial do site do Observatório da Juventude na Ibero-América – OJI.

Há mais de 30 anos, a Fundação SM realiza relatórios e pesquisas sociais para conhecer a realidade, o ambiente e a visão dos jovens, na Espanha. Agora, com este lançamento, queremos dar um passo adiante e aplicar a experiência destes anos a todos os países da América Latina, onde estamos presentes.

Com o Observatório, desejamos obter uma visão mais abrangente da juventude latino-americana, a partir da investigação de temas como juventude, educação e cultura. Temos o intuito de gerar conhecimento e de possibilitar uma melhor compreensão sobre a realidade dos jovens, antecipando necessidades, identificando tendências e priorizando demandas na área da educação.

Além de ser a janela para a divulgação de todos os trabalhos realizados pela Fundação SM, no âmbito da juventude ibero-americana, o portal publicará conteúdo atualizado e orientará os interessados no tema, comprometido com a veiculação de informação pertinente e fidedigna. Também atuará como um meio de comunicação e articulação entre os diferentes observatórios, estudos e interessados na juventude dos países da região.

Por fim, gostaria de apresentar e agradecer o trabalho de toda a equipe que tornou este projeto possível. Paloma Fontcuberta, socióloga e colaboradora da Fundação SM, coordena o Observatório; Ariana Pérez, é a editora responsável pelo conteúdo do OJI; e José Luis Cornejo, desenhou e desenvolveu a plataforma.

Javier Palop
Diretor Global da Fundação SM

Acesse o Observatório da Juventude na Ibero-América: www.observatoriodajuventude.org

16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Matéria 08/08/2017

Fundação SM participa do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Fortaleza, de 8 a 11 de agosto.

10 textos para entender a Educação Integral

Matéria 31/07/2017

Selecionamos dez conteúdos que abordam o conceito de Educação Integral.

Quero na Escola Professor: agora é a sua vez de participar!

Matéria 26/07/2017

Iniciativa busca estreitar os laços entre professores, alunos e comunidade

Vídeo apresenta Observatório da Juventude na Ibero-América

Matéria 11/07/2017

Assista ao vídeo que detalha a atuação do Observatório da Juventude na Ibero-América.

Programa Myra apresenta trajetória em fórum espanhol

Matéria 05/07/2017

Evento reúne experiências internacionais de estímulo à leitura