Fundação SM lança Observatório da Juventude na Ibero-América

3 de julho de 2017 Ouvir o texto

Caros leitores,

Tenho o prazer de anunciar o lançamento oficial do site do Observatório da Juventude na Ibero-América – OJI.

Há mais de 30 anos, a Fundação SM realiza relatórios e pesquisas sociais para conhecer a realidade, o ambiente e a visão dos jovens, na Espanha. Agora, com este lançamento, queremos dar um passo adiante e aplicar a experiência destes anos a todos os países da América Latina, onde estamos presentes.

Com o Observatório, desejamos obter uma visão mais abrangente da juventude latino-americana, a partir da investigação de temas como juventude, educação e cultura. Temos o intuito de gerar conhecimento e de possibilitar uma melhor compreensão sobre a realidade dos jovens, antecipando necessidades, identificando tendências e priorizando demandas na área da educação.

Além de ser a janela para a divulgação de todos os trabalhos realizados pela Fundação SM, no âmbito da juventude ibero-americana, o portal publicará conteúdo atualizado e orientará os interessados no tema, comprometido com a veiculação de informação pertinente e fidedigna. Também atuará como um meio de comunicação e articulação entre os diferentes observatórios, estudos e interessados na juventude dos países da região.

Por fim, gostaria de apresentar e agradecer o trabalho de toda a equipe que tornou este projeto possível. Paloma Fontcuberta, socióloga e colaboradora da Fundação SM, coordena o Observatório; Ariana Pérez, é a editora responsável pelo conteúdo do OJI; e José Luis Cornejo, desenhou e desenvolveu a plataforma.

Javier Palop
Diretor Global da Fundação SM

Acesse o Observatório da Juventude na Ibero-América: www.observatoriodajuventude.org

Vem aí a Virada Educação 2018!

Matéria 19/09/2018

Nos dias 21 e 22 de setembro, a região da Praça da República vai receber a Virada Educação2018. A iniciativa, apoiada pela Fundação SM desde 2014, propõe a apropriação do território, a troca de saberes e a celebração da educação.

Graciela Montes é a vencedora do XIV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 14/09/2018

Cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá no dia 27 de novembro, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Portas abertas para a inclusão

Matéria 14/09/2018

UNICEF, Instituto Rodrigo Mendes e Fundação FC Barcelona lançam curso a distância sobre inclusão escolar

Professor, a sociedade pode ajudá-lo em algo?

Artigo 10/09/2018

Projeto Quero na Escola Especial Professor convida educador a pedir a colaboração de pessoas que promovam atividades dentro das escolas

Vem aí o 4º Seminário Internacional de Educação Integral – Siei

Matéria 16/08/2018

4º Siei – Seminário Internacional de Educação Integral acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, no Sesc 24 de maio, em São Paulo.