Homenagem a Antonio Candido

18 de maio de 2017 Ouvir o texto

A Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos) manifesta profundo pesar pela morte de Antonio Candido de Mello e Souza, ocorrida na última sexta-feira (12/05).

Porém, neste singelo tributo entre tantos que lhe estão sendo feitos, queremos homenageá-lo com a alegria de ter tido entre nós esse que foi muito mais do que um intelectual, mas um ser humano admirável, que teve uma trajetória exemplar, como pesquisador, cientista social, professor universitário, crítico literário e ativista político, com convicções firmes, sem quaisquer resquícios de dogmatismo e arrogância, sempre com profunda humildade.

No ensaio “Direitos Humanos e Literatura”, Candido destacou o que para ele são traços essenciais da humanidade, relacionados à fruição da arte literária, entre outras criações simbólicas: o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso de beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor.

Tomando literatura num sentido amplo, de criação e manifestação ficcional, poética e dramática de todas as camadas de uma sociedade e das mais variadas civilizações, em todos os tempos da história humana, neste ensaio o autor defendeu o direito humano à literatura, alçando-a à condição de bem incompressível, ou seja, aquele que não pode ser negado a ninguém (CANDIDO, 1989, p. 111-112). Como objeto construído pelo ser humano para dar forma ao mundo, para “nos libertar do caos”  e, portanto, para nos humanizar, a literatura constitui-se em uma “necessidade universal” e negar sua fruição seria “mutilar nossa humanidade” (CANDIDO, 1989, p. 122) .

Com essas declarações, Candido inspirou toda uma geração de ativistas e movimentos pelo direito humano à literatura no Brasil, entre os quais a Rede LEQT, que se fundamenta na convicção de que a apropriação democrática e universal da cultura escrita é um desafio civilizatório e, como tal, deve ser assumido pelo Estado, pelos setores produtivos e por toda a sociedade.

Assim, a Rede LEQT acredita que a grandiosa obra de Antonio Candido continuará viva em todas as ações em prol da universalização do direito humano à cultura escrita no Brasil.

Rede LEQT

Apostando na valorização da cultura escrita como um dos pilares da democracia, a Rede LEQT reúne representantes de investidores sociais privados, organizações da sociedade civil, setor público, academia, produção editorial, bibliotecários, autores e leitores que atuam pela promoção da cultura escrita no País.

Vem aí o 4º Seminário Internacional de Educação Integral – Siei

Matéria 16/08/2018

4º Siei – Seminário Internacional de Educação Integral acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, no Sesc 24 de maio, em São Paulo.

Inclusão em curtas animados

Matéria 12/07/2018

Selecionamos animações que abordam a inclusão para ver com os pequenos nas férias

Anuário ibero-americano do livro infantil e juvenil

Artigo 04/07/2018

Anuário publicado pela Fundação SM reúne dados sobre o biênio 2015-2016.

Premiação reconhece o trabalho de professores de licenciatura

Matéria 21/06/2018

Prêmio Professor Rubens Murillo Marques recebe inscrições até o dia 30 de julho