Confira 10 livros que abordam a leitura literária

22 de maio de 2017 Ouvir o texto

“Cada professor escolherá a porta pela qual ele introduzirá o aluno na obra literária, e seu ensino será eficiente se ele conseguir mostrar que a grande obra tem inúmeras portas. Levar o aluno a melhor entender o que a obra diz é tanto abrir seus significados quanto mostrar como eles são criados, na linguagem do autor”, Leyla Perrone-Moisés.

No livro Mutações da literatura no século XXI, a crítica literária Leyla Perrone-Moisés dedica um capítulo ao tema “O ensino da literatura”, em que problematiza o ensino e o estudo da literatura em nosso século, reunindo reflexões de diversos teóricos. Assim como a professora brasileira, vários pesquisadores têm se debruçado sobre o assunto, produzindo uma bibliografia riquíssima para quem deseja aprofundar o conhecimento neste sentido.

Em referência ao Dia da Língua Nacional, comemorado no último domingo (21/05), selecionamos 10 títulos que abordam a leitura e o ensino da literatura.

Andar entre livros – A leitura literária na escola

Autor: Teresa Colomer

Sinopse: Organizado em duas partes, o livro aborda a relação entre a escola, os leitores e os livros.

Aventura do livro – Do leitor ao navegador

Autor: Roger Chartier

Sinopse: O autor percorre a história do livro, desde a Antiguidade até o advento da internet.

Cultura letrada: literatura e leitura

Autor: Márcia Abreu

Sinopse: Como definir literatura? Existe uma única maneira de ler literatura? Todos deveriam apreciar os mesmos textos? Márcia Abreu levanta diversas questões relacionadas à leitura e à literatura.

Uma história da leitura

Autor: Alberto Manguel

Sinopse: O pesquisador traça a história da leitura e aborda os sentimentos envolvidos no ato de ler, a partir de experiências e de características de leitores diferentes.

Leitores, espectadores e internautas

Autor: Néstor García Canclini

Sinopse: As telas de nosso século também trazem textos e não podemos pensar sua hegemonia como o triunfo das imagens sobre a leitura. É certo, porém, que mudou a maneira de ler”. O autor problematiza os “novos hábitos culturais”, conclamando o leitor a refletir sobre o tema.

Letramento literário – Teoria e prática

Autor: Rildo Cosson

Sinopse: Cosson aborda o letramento literário  e incentiva o professor a ampliar suas práticas de estímulo à leitura no ensino básico.

Língua e literatura: ensino e formação de professores

Autor: Maria Lúcia M Carvalho

Sinopse: Voltado para professores da educação básica e dos cursos de licenciatura, o livro reúne textos ancorados em diferentes aspectos do ensino de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, e de suas respectivas literaturas.

A literatura em perigo

Autor: Tzvetan Todorov

Sinopse: Com uma escrita fluente e permeado de experiências autobiográficas, o livro discorre sobre a maneira como a literatura é ensinada a crianças e jovens nas escolas.

O lugar da literatura – Ensaios sobre inclusão literária

Autor: Miguel Sanches Neto

Sinopse: O crítico literário guia o leitor por um abrangente questionamento acerca da escrita, da leitura, da formação e da crítica literárias.

Sobre a leitura

Autor: Marcel Proust

Sinopse: Publicado em 1905, como prefácio para a tradução do livro “Sésame et les Lyz”, de John Ruskin, o texto de Proust faz um elogio à leitura.

3º SIEI aborda desenvolvimento integral e aprendizagem

Matéria 23/11/2017

Seminário Internacional de Educação Integral está com inscrições abertas

Inscrições abertas para o Edital Programa Myra 2018

Matéria 10/11/2017

Processo vai selecionar escolas públicas do município de São Paulo para integrar programa de fomento à leitura da Fundação SM.

Vai começar a Virada Educação em São Paulo!

Matéria 18/10/2017

Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, o Centro de São Paulo vai receber a Virada Educação.

Integração e diálogo com o território

Artigo 05/10/2017

Em artigo recém-publicado no livro "Aprendiz, 20 anos de histórias e reinvenção", a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, fala sobre a experiência viva da educação integral.

Quero na Escola Professor: ainda dá tempo de participar!

Matéria 03/10/2017

Prazo para cadastro de voluntários e pedidos de professores termina no dia 6 de outubro