Concurso ibero-americano de boas práticas na incorporação de tecnologias divulga vencedores

2 de fevereiro de 2017 Ouvir o texto

Em meados de 2016, o Instituto de Educación, Tecnología y Aprendizaje – INTEA, da Fundação SM, lançou, em parceria com a OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o “Concurso ibero-americano de boas práticas na incorporação de tecnologias para a organização das escolas ou em programas de inovação educativa”. Em sua primeira edição, a iniciativa que pretende identificar as melhores experiências de incorporação da tecnologia aos processos educativos das escolas, ampliar a participação da comunidade educativa e contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, teve cinco projetos vencedores, oriundos da Argentina, Colômbia, Espanha, México e Peru.

Confira os projetos vencedores:

Argentina: Co-Construcción de saberes en la escuela secundaria: Experimentar, aprender y enseñar mediados por tecnología digital – Colegio Dr. Guillermo Rawson.

Colômbia: Cómics +Paz – Educativa Rafael Uribe Uribe.

Espanha: Integraciô de las TIC en la Escola de Sant Gervasi – Colegio Sant Gervasi, Cooperativa.

México: Clic Matemáticas 5° y 6° grado – Escuela Primaria Alfredo V. Bonfil.

Peru: En el Recreo te cuentoI.E. Jesús Nazareno.

Segundo os organizadores, o concurso surgiu da necessidade de fortalecer a escola como uma referência cultural para a sociedade, por meio da inserção da cultura digital nos centros educativos. “É essencial que as instituições educativas adotem estruturas horizontais, cooperativas, com o intuito de desenvolver os saberes e habilidades das novas gerações. Nesta tarefa, o valor do docente e a importância de sua formação para abrir novas possibilidades de aprendizagem a seus alunos é a melhor garantia para que as escolas não percam o rumo do futuro”.

A cerimônia de premiação acontecerá durante o 10º Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI, nos dias 9 e 10 de março, na Cidade do México. As escolas finalistas de cada país que não venceram o concurso vão receber um tablet, e todos os concorrentes serão reconhecidos com um diploma de participação.

Fundação SM promove debates sobre Educação no IV EMDS

Matéria 24/04/2017

Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável vai até 28 de abril

Inspire-se nos vencedores do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos 2016

Matéria 19/04/2017

Vídeo apresenta projetos vencedores da edição inaugural do Prêmio

Inscrições abertas para o Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 10/04/2017

Segunda edição vai reconhecer quatro experiências educativas em direitos humanos.

15 filmes para aprofundar o conhecimento sobre educação

Matéria 08/04/2017

Confira os filmes indicados pela Fundação SM, que trazem abordagens diversas sobre o universo da educação.

Semana de Ação Mundial 2017: Não vamos inventar a roda

Matéria 27/03/2017

Este ano, o tema da SAM será "Pelo Plano Nacional de Educação rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”