CILELIJ – O direito à literatura num mundo em transformação

25 de outubro de 2016 Ouvir o texto

De 14 a 18 de novembro, a Cidade do México vai sediar a terceira edição do Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil – CILELIJ, que acontecerá no âmbito da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil – FILIJ 2016. Realizado pela Fundação SM desde 2010, o evento, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do México, tem como propósito o fortalecimento da literatura infantojuvenil ibero-americana.

Nesse sentido, pretende consolidar um espaço para o diálogo entre os países da América Latina, Espanha e Portugal, com a intenção de aprofundar o conhecimento sobre os diversos aspectos da literatura para crianças e jovens, entre eles, sua história, realidade, autores e tendências. O congresso também intenciona facilitar o encontro dos diversos atores envolvidos no universo da literatura infantojuvenil, “fomentar a pesquisa, dar a conhecer iniciativas de fomento à leitura e oferecer uma dimensão global das melhores experiências desenvolvidas em cada país”.

A partir do conceito “O direito à literatura num mundo em transformação”, a terceira edição vai trabalhar com três eixos temáticos: o testemunho, “que tem como foco a abertura de um espaço de reflexão sobre a memória, a vivência, a experiência e a recriação da realidade”; o fantástico como elemento propulsor de questões acerca da formação do leitor, que vão desde a preocupação com “o que sucede ao leitor ao entrar em contato com o mundo onírico e surreal” até o pensamento sobre de que forma “a linguagem da fantasia nos mobiliza”; e o simbólico na literatura infantojuvenil, marcado por tópicos como as figuras literárias, a linguagem da poesia e a oralidade.

Entre os conferencistas desta edição, estão os escritores Juan Villoro (México), Ana Maria Machado (Brasil) e José María Merino (Espanha).

Sigamos o brilho das estrelas! Que venha 2019!

Matéria 13/12/2018

A Fundação SM deseja um novo ano repleto de solidariedade, criatividade e esperança na busca por uma educação de qualidade para todos.

Inscrições abertas para o Catálogo Ibero-América Ilustra 2019

Matéria 13/12/2018

Convocatória receberá inscrições até o dia 26 de abril

3º Prêmio Territórios tem prazo de inscrição prorrogado