15 textos para aprofundar o conhecimento sobre educação inclusiva

25 de setembro de 2017 Ouvir o texto

Os Estados Partes reconhecem o direito das pessoas com deficiência à educação. Para efetivar esse direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, os Estados Partes assegurarão sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida, com os seguintes objetivos: a) O pleno desenvolvimento do potencial humano e do senso de dignidade e auto-estima, além do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais e pela diversidade humana; b) O máximo desenvolvimento possível da personalidade e dos talentos e da criatividade das pessoas com deficiência, assim como de suas habilidades físicas e intelectuais; c) A participação efetiva das pessoas com deficiência em uma sociedade livre”, Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência, Artigo 24.

Em teoria, a educação inclusiva parece ter sido assegurada por convenções, tratados e marcos legais. No entanto, trata-se de um tema complexo, e ainda não há uma clareza acerca do próprio conceito e de como aplicá-lo no cotidiano escolar.

Segundo levantamento do IBGE, no Censo 2010, o Brasil contabilizava 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, cerca de 23,91% da população brasileira ainda em condição de desigualdade de oportunidades e exposta à discriminação.

A ampla e irrestrita adoção da educação inclusiva, preconizada pela Meta 4 do Plano Nacional de Educação – “universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado (AEE), preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados” (Inep, 2015) –, é premente para uma mudança positiva de cenário. Nesse sentido, é preciso dar a conhecer o tema, informando e sensibilizando os diversos setores da população, com destaque para professores, gestores e comunidade escolar.

Selecionamos quinze textos sobre educação inclusiva, que podem contribuir para o conhecimento e dissolução de possíveis dúvidas sobre o tema. O conteúdo reúne reflexões, problematizações, pesquisas, dispositivos legais, conceituações e práticas pedagógicas.

Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência

Fonte: Instituto Alana

Link: clique aqui

Como fazer para garantir o direito de educação de pessoas com deficiência

Fonte: Prioridade Absoluta

Link: clique aqui

Os desafios da educação inclusiva: foco nas redes de apoio

Fonte: Nova Escola

A educação especial no contexto do Plano Nacional de Educação

Fonte: Inep

Educação inclusiva

Fonte: Centro de Referências em Educação Integral

Link: clique aqui

Educação inclusiva: como garantir o direito de participar e aprender

Fonte: Diversa

Link: clique aqui

Educação inclusiva é educação para todos

Fonte: Porvir

Link: clique aqui

Educação inclusiva no Brasil

Fonte: Unesco

Link: clique aqui

Educação inclusiva: o que os pais precisam saber

Fonte: Movimento Down

Experiências educacionais inclusivas

Fonte: MEC

Link: clique aqui

Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva

Fonte: Mais diferenças

Link: clique aqui

A inclusão social e os direitos das pessoas com deficiência no Brasil: Uma agenda de desenvolvimento pós-2015

Fonte: ONU

Link: clique aqui

O que é educação inclusiva

Fonte: Inclusão

Link: clique aqui

Principais indicadores da educação de pessoas com deficiência

Fonte: Censo MEC/Inep

Tornar a educação inclusiva

Fonte: Unesco e ANPEd

Link: clique aqui

Outros dias virão! Seja bem-vindo, 2018!

Matéria 15/12/2017

A Fundação SM deseja um novo ano repleto de esperança e de energia para continuarmos a caminhada em busca de uma educação de qualidade para todos.

Conheça as escolas selecionadas pelo Edital Myra 2018

Matéria 15/12/2017

Edital recebeu 14 inscrições de escolas interessadas em participar do Programa Myra.

Como resistir aos muros da escola

Artigo 05/12/2017

"Resistir aos muros das escolas é entender que o território é formador", Pilar Lacerda.

3º SIEI aborda desenvolvimento integral e aprendizagem

Matéria 23/11/2017

Seminário Internacional de Educação Integral está com inscrições abertas

Inscrições abertas para o Edital Programa Myra 2018

Matéria 10/11/2017

Processo vai selecionar escolas públicas do município de São Paulo para integrar programa de fomento à leitura da Fundação SM.