15 podcasts sobre educação e cultura para assinar, ouvir e ampliar o aprendizado

23 de novembro de 2016 Ouvir o texto

Criado no início do século 21, o podcast é um canal de áudio ainda muito pouco explorado, tanto pelo público quanto pelos comunicadores. No entanto, trata-se de um meio com um grande potencial de difusão de conteúdo e produção de conhecimento, que vai além da área da comunicação, envolvendo setores como a arte e a educação. Com relação a este último, são vários os projetos que fomentam o uso de podcasts por professores e alunos como recurso educacional (abordaremos este tema futuramente em nossas matérias).

Um dos pontos fortes desta mídia é a facilidade de aquisição e consumo do conteúdo. O podcast pode ser acessado a partir do smartphone, do tablet e do computador, de forma gratuita, e ouvido no momento de escolha do ouvinte. Segundo a última edição da Podpesquisa, realizada em 2014, por um grupo de podcasters e de entusiastas da mídia, 45,93% dos entrevistados afirmou ouvir seus programas favoritos em casa, seguidos por 34,47% que consomem o conteúdo nos deslocamentos de carro ou no transporte público. A pesquisa, que obteve um total de 16.197 respostas válidas, contra 2.487 da edição anterior, pretende mapear o perfil e hábitos da audiência de podcast no Brasil. Nesse sentido, a terceira edição indicou que o ouvinte de podcast brasileiro é formado, em sua maioria, por homens (87,31%), com idade média de 25 anos, solteiros (73,54) e com ensino superior completo (54,67%).

As mulheres ainda configuram a minoria dos ouvintes, mas esse é um cenário em transformação, inclusive em relação à produção de programas. Um dos podcasts que indicamos a seguir, o Mamilos é realizado por mulheres e já desponta nas redes como referência em conteúdo jornalístico. Confira nossas sugestões de podcasts para ingressar nesse universo, assinar e ouvir.

Anticast

Com clima de bate-papo, o Anticast propõe debates sobre filosofia, literatura, cultura e comportamento.

Caixa de histórias

Ao acessar o Caixa de histórias, o ouvinte ingressa no universo imaginário das narrativas literárias. Além de dramatizar trechos de obras específicas, no estilo audiobook, o podcast discute algumas das facetas do texto.

Escriba Café

O Escriba Café conduz o ouvinte ao centro dos grandes acontecimentos históricos. O podcast aborda a “história do mundo e de seus mistérios”, com uma ambientação sonora impecável.

Ex Libris

Em formato de bate-papo, o Ex Libris propõe reflexões sobre a literatura e o universo dos livros. Além de contar com três apresentadores fixos, o podcast recebe escritores contemporâneos e expoentes do mercado editorial para complementar o time de comentadores.

Fronteiras da Ciência

Como a ciência funciona? Qual a relação entre os fenômenos do cotidiano e os enunciados científicos? Produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, o Fronteiras da Ciência reúne acadêmicos, estudantes e profissionais para tentar responder a essas e outras questões de forma acessível ao público leigo.

História Online

Produzido por professores de História, o podcast aborda os principais temas relacionados à história geral, história do Brasil e atualidades. História Online segue o formato de aulas para ouvir.

Mamilos

O podcast Mamilos  ganhou reverberação na rede após publicar um programa sobre violência contra a mulher na internet, dias antes do ENEM, em 2015, o que acabou auxiliando muitos estudantes com a redação do concurso, que propunha o desenvolvimento de assunto semelhante. Com foco em conteúdo jornalístico, o programa aborda política, sociedade e comportamento.

Naruhodo!

A reunião de um “leigo curioso” e de um cientista PhD é o que marca a identidade do Naruhodo!. O podcast fala de ciência, senso comum, curiosidades e desafios.

Nexo Podcast

Produto do jornal Nexo, o Nexo Podcast aborda educação, cultura e política, além dos principais fatos em foco no Brasil e no mundo.

Nova escola

A revista Nova Escola levou o debate sobre educação para o formato podcast. Entre os quadros produzidos estão o Educast, série sobre escolas inovadoras feita em parceria com o Porvir; e o Fala aí, professor!, série realizada com a Fundação Lemann, que tem a intenção de “dar voz aos professores brasileiros”.

Projetos Humanos

O podcast Projetos Humanos revela, por meio de entrevistas e depoimentos, a memória e a história envolvidas em relatos biográficos.

#Sou Professor

O podcast #Sou Professor é parte de uma campanha perpetrada pelo Instituto Península , com a intenção de gerar um “movimento positivo de valorização do professor como um profissional relevante, com competências e habilidades próprias, e que exerce um papel decisivo na formação dos indivíduos e na promoção de oportunidades para o desenvolvimento da sociedade”. No programa, o professores discutem com seu pares as práticas de sala de aula.

TED Talks Educação

“Como devem ser as escolas do futuro? Como nosso cérebro aprende?”. Essas são as questões que guiam as conferências transmitidas pelo podcast TED Talks Educação. A iniciativa é parte integrante do TEDx e compartilha experiências de educadores, pesquisadores e líderes comunitários.

TemaCast

Criado em 2014, o TemaCast desenvolve conteúdos sobre comportamento, história, biografias e cultura geral.

Xadrez Verbal

O podcast Xadrez Verbal propõe uma reflexão sobre as principais questões da política internacional. Além de contar com dois apresentadores fixos, o programa traz para o debate convidados especializados nos assuntos em pauta.

Sigamos o brilho das estrelas! Que venha 2019!

Matéria 13/12/2018

A Fundação SM deseja um novo ano repleto de solidariedade, criatividade e esperança na busca por uma educação de qualidade para todos.

Inscrições abertas para o Catálogo Ibero-América Ilustra 2019

Matéria 13/12/2018

Convocatória receberá inscrições até o dia 26 de abril

3º Prêmio Territórios tem prazo de inscrição prorrogado