15 filmes para aprofundar o conhecimento sobre educação

8 de abril de 2017 Ouvir o texto

A Fundação SM selecionou filmes, de curta e longa-metragem, que abordam a educação sob diversas facetas. As películas, realizadas em partes diferentes do mundo, refletem sobre a realidade e a prática educativa no século 21.

Confira a nossa seleção. Bom filme!

A educação de Pinochet (2013)

O documentário de Daniel Giovanaz aborda o impacto das políticas educacionais adotadas no Chile, logo após a ditadura de Pinochet. O diretor também coloca em pauta mobilizações estudantis organizadas desde 2006.

Link: youtube.com/watch?v=7iDE81iBg7Y

A educação proibida (2012)

Filmado em oito países da América Latina, o documentário de Germán Doin reflete sobre a escola moderna e mapeia projetos educativos.

Link: educacionprohibida.com

A onda (2008)

O filme do alemão Dennis Gansel apresenta a experiência conduzida por um professor diante de uma turma desmotivada, que precisava aprender o conceito de autocracia. O diretor reforça a importância da escola na formação dos jovens para que erros históricos, como o fascismo, não venham a ser repetidos.

Link: youtube.com/watch?v=QBKEi8qamKM

Entre os muros da escola (2008)

Baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, o filme de Laurent Cantet mostra a rotina de um professor francês, locado na periferia de Paris, que busca alternativas para dirimir o choque cultural em sala de aula.

Link (trailer): youtube.com/watch?v=9EAdkrVbzjU

Esperando pelo Superman (2010)

Waiting for Superman é o título original do documentário rodado por Davis Guggenheim. O filme revela e reflete sobre as falhas do sistema educacional.

Link (trailer): youtube.com/watch?v=ZKTfaro96dg

Girl rising (2013)

Dirigido por Richard Robbins, o documentário mostra a luta de nove meninas, com idades entre 7 e 16 anos, de culturas e países diferentes, pelo direito de estudar. Robbins traça um paralelo entre o fim da pobreza e o direito feminino à educação.

Link (trailer): youtube.com/watch?v=BJsvklXhYaE

Os desafios do professor do campo (2014)

O curta-metragem apresenta a realidade da educação na zona rural do Rio Grande do Sul, a partir das emoções e vivências dos professores da região.

Link: youtube.com/watch?v=4yuQrwzizuk

Quando sinto que já sei (2014)

O filme de Antonio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima reflete sobre o modelo trandicional de ensino a partir de práticas educativas desenvolvidas em várias localidades brasileiras.

Link: youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg

M’byá Reko Pyguá, A Luz Das Palavras

Com direção de Kátia Klock e Cinthia Creatini da Rocha, o documentário, rodado em Guarani, registra a prática de ensino da Aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, Santa Catarina.

Link: vimeo.com/72757157

Paulo Freire – Contemporâneo (2006)

Lançado dez anos após a morte de Paulo Freire, o filme de Toni Venturi mostra o impacto do pensamento do educador sobre o ensino no Brasil.

Link: youtube.com/watch?v=y6_1vRCANLk

Pro dia nascer feliz (2006)

O documentário de João Jardim acompanha o cotidiano de jovens de quatro escolas públicas brasileiras, em Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.

Link: youtube.com/watch?list=PLFxDpweRIwRQ8pOlSWMxtasjd6hhLvBim&v=74jokEl7RQ4

Ser e ter (2002)

O filme de Nicholas Philibert mostra o cotidiano de uma escola de ensino fundamental do interior da França, que mescla alunos de idades diferentes na mesma sala de aula.

Link(trailer): youtube.com/watch?v=MuFD7WEe_yI

Tarja Branca (2014)

O documentário de Cacau Rhoden apresenta o impacto das diversas facetas do “espírito lúdico” sobre o desenvolvimento de futuros adultos.

Trailer: youtube.com/watch?v=dadvMzBqIdI

Território do brincar (2015)

Renata Meirelles e David Meeks utilizam o brincar como narrativa para apresentar a realidade de crianças brasileiras.

Trailer: territoriodobrincar.com.br/longa-metragem-territorio-do-brincar/

Uma escola entre redes sociais (2013)

O documentário de Paulo Carrano faz parte da pesquisa “Redes Sociais na Escola”, desenvolvida pelo Observatório Jovem/UFF. O filme mostra como professores e estudantes de ensino médio, do Colégio Estadual Brigadeiro Schoert, em Jacarepaguá (RJ), utilizam as redes sociais em sala de aula.

Link: youtube.com/watch?v=vP2o472pjNs

Sigamos o brilho das estrelas! Que venha 2019!

Matéria 13/12/2018

A Fundação SM deseja um novo ano repleto de solidariedade, criatividade e esperança na busca por uma educação de qualidade para todos.

Inscrições abertas para o Catálogo Ibero-América Ilustra 2019

Matéria 13/12/2018

Convocatória receberá inscrições até o dia 26 de abril

3º Prêmio Territórios tem prazo de inscrição prorrogado