10 textos para entender a Educação Integral

31 de julho de 2017 Ouvir o texto

“A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoLDB

A Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da educação. Acreditamos que as relações humanas são a base para o desenvolvimento da educação, e que só é possível promover uma real transformação do olhar estabelecendo um diálogo entre os diversos agentes envolvidos. Nesse sentido, a leitura configura um importante caminho para o conhecimento de si e do outro, além de ampliar as possibilidades de ação e intervenção na realidade – entender o mundo, entender-se no mundo.

Aproveitamos o período de volta às aulas para selecionar alguns textos sobre Educação Integral, que podem elucidar possíveis dúvidas sobre o conceito. O conteúdo reúne reflexões, problematizações, conceituações e práticas pedagógicas. Acesse e amplie seus conhecimentos!

• Afinal, o que é Educação Integral?

Autor: Simone Freire Paes Pestana

Fonte: Revista Contemporânea de Educação – UFRJ

• Dez pressupostos da Educação Integral

Fonte: Porvir

• Educação Integral

Fonte: Observatório do PNE

Leia aqui

• Educação Integral e cidade educadora: inovação e equidade na educação

Fonte: SIEI

• Educação Integral: Uma nova

Autor: Ana Maria Villela Cavaliere

Fonte: Educação e Sociedade – Revista de Ciência da Educação (Cedes)

• Educação Integral: Um conceito em busca de novos sentidos

Fonte: Educação e Participação

• A Educação Integral no Brasil

Autor: Dinora Tereza Zucchetti

Fonte: Revista Educação e Realidade – UFRGS

Leia aqui

• É preciso uma aldeia inteira

Autor: Pilar Lacerda

Fonte: Fundação SM

Leia aqui

• O que é Educação Integral?

Fonte: Centro de Referências em Educação Integral

Leia aqui

•  Percursos da Educação Integral em busca da qualidade e da equidade.

Fonte: Unicef

Leia aqui

Vai começar a Virada Educação em São Paulo!

Matéria 18/10/2017

Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, o Centro de São Paulo vai receber a Virada Educação.

Integração e diálogo com o território

Artigo 05/10/2017

Em artigo recém-publicado no livro "Aprendiz, 20 anos de histórias e reinvenção", a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, fala sobre a experiência viva da educação integral.

Quero na Escola Professor: ainda dá tempo de participar!

Matéria 03/10/2017

Prazo para cadastro de voluntários e pedidos de professores termina no dia 6 de outubro

15 textos para aprofundar o conhecimento sobre educação inclusiva

Matéria 25/09/2017