A Fundação SM tem uma história diferente

Em 1918, um grupo de religiosos ligados à ordem Marianista, na Espanha, iniciou um trabalho na área da Educação, voltado a crianças e jovens. Eles acreditavam que para alcançar uma formação integral, a pessoa precisaria ter acesso a valores universais, como liberdade, solidariedade, tolerância e respeito à diversidade cultural. A ideologia deu origem ao Projeto Educativo SM, que viabilizou o surgimento da Fundação SM e da Edições SM.

Criada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela Edições SM, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações. Sua ações são norteadas por quatro pilares: Formação e valorização dos professores; Fomento à leitura; Apoio a projetos socioeducativos; e Apoio à pesquisa educacional.

Linha do tempo

Conheça a trajetória da Fundação SM desde seu surgimento até a chegada ao Brasil.

1918 Professores de colégios Marianistas começam a publicar livros como material de apoio às suas aulas.

1937 O nome Ediciones SM (Sociedade de Maria) é registrado.

1939 É criada a tipografia de Ediciones SM em Madri.

1950 Constantino Marcos e Jacinto Martínez escrevem a primeira série completa de textos de matemática, física e química.

1952 É criada a primeira escala de hierarquia na empresa.

1955 Ediciones SM introduz a cor em suas publicações para a edição de livros didáticos.

1961 É construído um edifício para a editora em Madri.

1962 Com a criação da Revista SM, o Grupo inicia sua expansão no mercado latino-americano.

1977 Constituição da Fundação SM na Espanha.

1978 Nasce o Prêmio Barco a Vapor.

2004 O Grupo SM chega ao Brasil.

2009 A Fundação SM passa a ter diretoria própria no Brasil.

Javier Palop Sancho

Diretor Fundação SM