Ouvir o texto

A formação e a iniciação profissional do professor

“Os professores têm se defrontado com uma realidade ainda incompreendida, fruto das mudanças científicas, tecnológicas, sociais e éticas, que não têm equivalência na história da humanidade. As novas formas de acesso à informaçãoe ao conhecimento, as mudanças nas famílias e nos próprios alunos, a modificação do mercado de trabalho, os valores sociais emergentes, são algumas características da sociedade do século XXI que afetam, sem dúvida, a atividade docente, tornando-a cada vez mais complexa e exigente!
Os comentários elaborados a partir da consulta de opinião realizada pela Fundação SM em colaboração com a OEI são mais uma contribuição para esse debate. A Fundação SM consultou diversos professores ingressantes a respeito de sua própria formação, sobre como valorizam seus primeiros anos de ensino, como foram formados, o que evocam e necessitam. Ao mesmo tempo, se tratou de completar esse quadro mediante a consulta da opinião dos professores com mais tempo de docência: como valorizam as novas gerações de colegas e as lembranças deles próprios quando começaram a dar aula. “

Acesse aqui outras pesquisas